A inexplicável maneira que Deus lida com Seu povo.
Eu vejo que seu caso neste mundo lhe dá o gosto do louvor e comunhão com o Filho de Deus e seus sofrimentos. Você não pode, não deve, ter uma condição mais agradável ou mais fácil do que ele teve, aquele que foi aperfeiçoado por meio de sofrimentos (Hb 2.10). Nós podemos de fato pensar: Não poderia Deus nos levar aos céus em gozo e prosperidade? Quem duvida que ele o possa fazê-lo? Mas, sua sabedoria infindável decide e decreta o oposto; mesmo que não consigamos ver uma razão para isso, ainda assim ele tem a razão que é mais justa; nós, jamais, com nossos olhos vimos nossa alma, mas, ainda assim temos alma; nós vemos muitos rios, mas não conhecemos seu nascedouro ou fonte de origem, mas, ainda assim eles têm um princípio.
Quando a senhora chegar ao outro lado das águas, firmar seus pés na margem da eterna glória e olhar para trás, mirando as passadas águas com sua cansativa jornada, vendo a interminável sabedoria do Senhor translúcida como o vidro, será forçada a dizer: tivesse Deus feito diferentemente, eu jamais chegaria a tal gozo desta coroa de glória. É seu dever, agora, acreditar, sofrer, crer e esperar; eu afirmo, na presença daquele que discerne todas as coisas, que conhece o que escrevo e o que digo, que não me falta a doce experiência do consolo de Deus em todas as amargas aflições. Venha o Senhor ao seu servo com vara ou com coroa, vindo ele mesmo, estará tudo bem. Seja bem-vindo, bem-vindo, ó Cristo, de qualquer modo que venha, mesmo que vejamos apenas a menor sombra de ti. Certo estou, de que é melhor que estejamos enfermos e que Jesus tome lado em nosso leito, abrindo as cortinas dizendo: "Coragem, eu sou sua salvação", do que gozar plena saúde e força, jamais sendo visitados por Deus.