Experimente arrastar algum gominho da árvore.
P.S: Para o texto ficar maior, deixou-se somente um nível da árvore. Visitando aqui, pelo computador, recomenda-se, você poderá acompanhar um nível a mais da árvore.
O mapa no Google Earth pode ser encontrado aqui. Ele fica um pouco mais bonitinho pelo link:
Recentemente tornei um trabalho do Rev. Alderi de Matos um pouco mais interativo. Ele fez uma lista das datas em que as primeiras igrejas presbiterianas foram plantadas no Brasil, e, tendo o nome das igrejas e as localidades, deu pra fazer um mapa de como era a IPB na ocasião do Cisma, em 1903:

Também, como há data das plantações, deu pra fazer uma animação em que elas vão aparecendo conforme as datas vão progredindo (veja no canto inferior esquerdo):
Eu super, super, super queria colocar aqui tudo isso... Mas não achei modo de colocar mapas na plataforma do Blogger... Preciso ainda descobrir como fazer isso. Por enquanto, ficamos com os prints.
Certa vez li em inglês a redenção de uma frase e fico muito feliz que faça todo sentido em português também:
Como usam:
Pregue o Evangelho o tempo todo. Se for necessário, use palavras.
Como deve ser:
Pregue o Evangelho! O tempo todo se for necessário. Use palavras.
Um post antigo nesse assunto
Há algum tempo estou pensando em disponibilizar certos materiais de igreja que me foram de grande utilidade. Sou fortemente tentado a chamar essa coleção de
Sam Kultz's Theological Deep Web.
Sabe aquela versão super cafona, cantada, do Hinário Novo Cântico que vendia numa coleção de CDs antigamente? Pois bem, ninguém mais usa CD e ela está disponível no Youtube. Quando morava no Paraguai em 2018, eu baixei todos esses arquivos de áudio e os organizei.
Seguem abaixo.
A pasta inteira para download pode ser encontrada aqui.
P.S: Estou há tempos tentando descobrir quem são os irmãos que cantam nessa gravação. Irei me empenhar um pouco mais nisso nas próximas semanas, podemos aguardar um update em breve.
Eu vejo que seu caso neste mundo lhe dá o gosto do louvor e comunhão com o Filho de Deus e seus sofrimentos. Você não pode, não deve, ter uma condição mais agradável ou mais fácil do que ele teve, aquele que foi aperfeiçoado por meio de sofrimentos (Hb 2.10). Nós podemos de fato pensar: Não poderia Deus nos levar aos céus em gozo e prosperidade? Quem duvida que ele o possa fazê-lo? Mas, sua sabedoria infindável decide e decreta o oposto; mesmo que não consigamos ver uma razão para isso, ainda assim ele tem a razão que é mais justa; nós, jamais, com nossos olhos vimos nossa alma, mas, ainda assim temos alma; nós vemos muitos rios, mas não conhecemos seu nascedouro ou fonte de origem, mas, ainda assim eles têm um princípio.
Quando a senhora chegar ao outro lado das águas, firmar seus pés na margem da eterna glória e olhar para trás, mirando as passadas águas com sua cansativa jornada, vendo a interminável sabedoria do Senhor translúcida como o vidro, será forçada a dizer: tivesse Deus feito diferentemente, eu jamais chegaria a tal gozo desta coroa de glória. É seu dever, agora, acreditar, sofrer, crer e esperar; eu afirmo, na presença daquele que discerne todas as coisas, que conhece o que escrevo e o que digo, que não me falta a doce experiência do consolo de Deus em todas as amargas aflições. Venha o Senhor ao seu servo com vara ou com coroa, vindo ele mesmo, estará tudo bem. Seja bem-vindo, bem-vindo, ó Cristo, de qualquer modo que venha, mesmo que vejamos apenas a menor sombra de ti. Certo estou, de que é melhor que estejamos enfermos e que Jesus tome lado em nosso leito, abrindo as cortinas dizendo: "Coragem, eu sou sua salvação", do que gozar plena saúde e força, jamais sendo visitados por Deus.
